Linha do Tempo

Uma história de superação e sucesso

Linha do Tempo Petroluz

Linha do Tempo Petroluz

Taxa de juros e dólar elevados, parece até um retrato do atual quadro econômico do Brasil, no entanto foi em um cenário como esse que a Petroluz iniciou suas atividades em 1995, mesmo ano em que o Plano Real se consolidava sob a gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso. Em Mato Grosso, o governador Dante de Oliveira preparava o estado para as grandes transformações que eram necessárias.

Este é o começo da história da Petroluz, em um ambiente pouco favorável para quem pretende começar um novo empreendimento. Mas a visão de futuro de José Carlos da Silva apontava prósperas oportunidades.

A agropecuária destacava-se como geradora de divisas externas, safras e exportações de grãos e carne batendo recordes, colocando Mato Grosso como um dos principais exportadores do Brasil. Este foi o impulso necessário para que José Carlos criasse mais uma empresa, a Petroluz Distribuidora de Combustíveis, resultando numa diversificação de suas atividades e ampliação de suas instalações.

O ambiente extremamente favorável, fruto do bom desempenho do setor agropecuário em 2003, fez com que a Petroluz ampliasse a sua frota de veículos de distribuição de combustíveis, atendendo assim a esta demanda cada vez mais crescente.

O percurso não é feito apenas de conquistas. Os desafios se agigantaram nos anos de 2005 e 2006. Com as turbulências econômicas que afetaram todos os setores, especialmente a grande desvalorização do dólar frente ao real, gerou grandes impactos que atingiram diretamente o setor agropecuário. Estes fatores afetaram fortemente muitos clientes da Petroluz, provocando uma grande instabilidade financeira à companhia.

Com coragem e retidão a Petroluz estabeleceu um plano de recuperação judicial. Isto proporcionou mudanças e aprendizados, mas acima de tudo garantiu a sua superação, reencontrando a estabilidade com o apoio de fornecedores e clientes.

Em 2007, enquanto a crise se intensificava no mercado internacional, a Petroluz retomava o seu crescimento. O principal diferencial neste momento foi a coerência de sua gestão, focada em oferecer sempre o melhor ao mercado.

A partir de 2008, a Petroluz se desenvolve ainda mais, as perspectivas promissoras permitem novos investimentos e a expansão de suas atividades para novos mercados.

A satisfação dos clientes, fornecedores e parceiros contribuiu para que o Grupo chegasse em 2010, para completar os seus 15 anos, cheio de energia para continuar o seu crescimento.

Nos últimos 5 anos, a Petroluz teve um aumento de 200% na sua capacidade operacional.

Este crescimento trouxe ainda mais maturidade ao grupo, que abriu o compartilhamento da sua Base de Operações para empresas de reconhecida idoneidade no mercado nacional e internacional, permitindo o uso conjunto dos espaços nos tanques de armazenamento de combustíveis da distribuidora.

Como um marco de uma nova etapa, em dezembro/2014, houve a revitalização da Logomarca reforçando os valores de sua missão: uma empresa que nasceu para brilhar, para iluminar os caminhos dos clientes e para abastecer todos com energia para seguir em frente.

Em outubro/2015 a Petroluz completou seus 20 anos de existência e inaugurou o Posto Várzea-grandense, projetado para ser modelo para a Rede de Postos Petroluz. Além de um novo conceito, apresenta também os caminhos que o Grupo irá trilhar nos próximos anos.

Sempre atenta as tendências do setor, a diretoria da Petroluz alinha sua estratégia de atuação focando cada vez mais na prestação de serviços de armazenamento de combustíveis e na estruturação de uma rede de postos próprios, arrendados e bandeirados de terceiros.